Resumo
Unidade V – Negócios em Rede
Por Vanessa Ramalho Manhães
Na primeira parte da aula discutimos os principais conceitos relacionados ao comércio eletrônico também denominado e-commerce. Vimos como a internet tem revolucionado os negócios e o comportamento dos consumidores. Vimos também que alguns dos modelos de negócios mais freqüentes realizados pela Web são: vendas de produto no varejo; leilões; serviços de banco on line e publicidade on line. Particularmente, como consumidora, utilizo muito pouco o e-commerce, costumo comprar somente passagens aéreas, que tem se mostrado um método prático e que, até o presente momento, não me trouxe maiores problemas. Gostaria de realizar mais compras pela Web, porém quando racionalizo acerca da privacidade, segurança, forma de pagamento, garantia dos produtos, fico com receio de efetuar a compra, e acabo optando pelos meios de compra tradicionais (shopping e lojas de bairro). Entretanto, vale ressaltar que o e-commerce cresceu 43% no Brasil entre os anos de 2004 e 2005 e as projeções para o crescimento desse tipo de transação comercial, entre os anos de 2006 e 2010, giram em torno de 40%. O maior desafio do e-commerce talvez seja convencer, “vender a idéia” para pessoas como eu, que, apesar dos inúmeros benefícios já demonstrados por essa modalidade de compra e venda de produtos e serviços, ainda se apresentam resistentes. Na segunda parte dessa aula realizamos uma atividade no laboratório de Informática, onde tínhamos que “navegar” pelos sites de comércio eletrônico (Submarino, Buscapé e eBay) e responder algumas questões:
Questão 1:
a) O Submarino e o eBay utilizam o modelo de negócio B2C e C2C respectivamente. O Buscapé é um site que utiliza ferramentas de comparação de preços, indicando ao usuário a opção mais barata de compra.
b) No caso do Buscapé, a maior vantagem é que o site faz a pesquisa e mostra onde o produto pesquisado está mais barato. Uma possível desvantagem seria a não atualização dos preços das mercadorias pelos fornecedores. Para o Submarino, as vantagens seriam várias, como a grande variedade de produtos, a idoneidade da empresa, a rapidez na entrega, entre outras. Uma desvantagem seria a não garantia de menor preço. No caso do eBay, as pessoas divulgam mercadorias a serem vendidas ou trocadas, e o comércio é realizado sem intermediários, possibilitando negociar menores preços. Uma desvantagem é que não há garantia de entrega, uma vez que a negociação é feita entre as partes interessadas.
c) A garantia de segurança das informações se dá através do uso seguro de um login e uma senha de acesso. Mas parte dessa segurança está no uso correto por parte do usuário, que não deve compartilhar sua senha com outras pessoas. Mesmo assim, as empresas de e-commerce investem em tecnologias avançadas de proteção de dados, como codificação de informações pelo software SSL e arquivamento de dados em um ambiente interno próprio, e de acesso exclusivo do site. As informações trafegam criptografadas (codificadas) pela rede e "cookies" são instalados no computador do usuário para possibilitar o reconhecimento do browser pelo sistema do site. Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando essas informações são necessárias para o processo de entrega e cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado. No caso específico do Buscapé, por não realizar vendas, foi criado uma cartilha para orientar o usuário na realização de compras com segurança, e também um selo de confiança que é fornecido às empresas que estejam reconhecidas como empresas de boas práticas de e-commerce.
d) 1) Identificação da necessidade: todos os sites possuem campos de busca além de menu interativo com categorias de produtos. Além disso, possuem produtos em destaque em banners ou mesmo na página inicial.
2) Seleção do produto: todos os sites possuem pesquisa por categoria, possibilitando a consulta generalizada.
3) Seleção do fornecedor: assim como no item 2, pode-se utilizar a pesquisa por categoria para escolha da marca (no caso do Submarino somente a escolha da marca é possível) e no caso dos demais a busca tanto por categoria quanto por produto apresenta fornecedores diversificados.
4) Negociação: no site Submarino a negociação se restringe à apresentação de seu preço e opções de pagamento. No caso do Buscapé, a negociação pode ser vista como sendo a apresentação de diversos fornecedores para um mesmo produto, possibilitando ao consumidor a escolha da melhor opção. No caso do eBay, além da similaridade com o Buscapé, existe também a opção de leilão, onde o comprador faz sua oferta baseada em um lance mínimo exibido no site. Todos os sites apresentam opção de busca por menor preço.
5) Compra e entrega: no site Submarino, a entrega é própria ou por empresa transportadora filiada. Nesse site, é informado o prazo médio de entrega. A comprovação da entrega é a assinatura do cliente do comprovante de recebimento. No site Buscapé a condição de entrega depende do fornecedor e no site eBay o comprador deve qualificar o fornecedor, avaliando inclusive a entrega.
6) O site Submarino possui “dúvidas on line” e divulga no próprio site as políticas para troca e devolução. Os demais não possuem esse controle, exceto a qualificação do fornecedor feita conforme citado anteriormente.
Questão 2:
a) Trata-se de um site de soluções para criação e divulgação de lojas virtuais, sem custos de desenvolvimento.
b) Segue em b.1 e b.2
b.1) Design & Conteúdo: Personalização de layout do site, incluindo a definição das imagens e textos que o compõem, cores, etc.
2) Banners Próprios: Personalização dos banners do site, com controle do número de exibições e clicks por banner.
3) Pagamentos: Formas de pagamento aceitas pela loja para pedidos feitos via web. Restrito aos usuários de Finanças.
4) Envio & Frete: Formas de envio e parâmetros para o cálculo dos valores de frete dos produtos solicitados.
5) Seções & Produtos: Cadastro de produtos, organizados em seções. Permite inclusão, alteração e exclusão de dados.
6) Pedidos: Gerenciamento dos pedidos feitos na loja pelas equipes de atendimento da empresa.
7) Clientes: Informações cadastrais dos clientes da loja e respectivos históricos de pedidos e atendimentos.
8) Mensagens: Cadastramento de mensagens pré-formatadas que serão enviadas por e-mail aos clientes ou para a loja.
9) Relatórios Administrativos: Emissão de relatórios dos produtos, clientes, pedidos e acessos à loja e ao site administrativo.
10)Usuários do Site Administrativo: Cadastro de usuários com acesso ao site administrativo, com níveis de permissão individualizados.
11) Parceiros e Afiliados: Relaciona os sites com link para a loja. Determina comissões sobre vendas realizadas a partir destes.
b.2) Totais Mensais de Vendas no Período: Permite avaliar através de gráfico a evolução de vendas da loja, mês a mês. Pode-se visualizar também o meio de pagamento e as datas de atendimento de cada pedido.
Aniversariantes do Mês: Permite melhorar o relacionamento com os clientes que fazem aniversário no mês corrente ou no mês indicado. É possível enviar e-mail com mensagem ao cliente.
Tempo Médio Diário de Atendimento aos Pedidos: Permite verificar o tempo médio diário que a equipe de atendimento da loja leva para atender aos pedidos, no período informado. É possível informar o método de pagamento e escolher dias, horas ou minutos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário