Resumo
Unidade IV – Sistemas e Práticas para Garantir a Qualidade de Serviços e Produtos
Por Vanessa Ramalho Manhães
Um dos principais objetivos estratégicos das empresas na atualidade é a garantia da qualidade de seus produtos e/ou serviços, para isso elas investem e apóiam o aprendizado contínuo de seus colaboradores (funcionários) e o compartilhamento de conhecimentos entre eles. Acreditam que tais práticas podem, efetivamente, gerar inovação, atualização, diferenciação da empresa no mercado e também a ampliação de mercados. A gestão do conhecimento orienta toda a empresa para a produção, compartilhamento, divulgação e aplicação dos conhecimentos para que, ao contrário do que acontecia antigamente quando os conhecimentos ficavam concentrados nas mãos de poucos, guardados, escondidos, confidenciados, hoje eles sejam aproveitados ao máximo, obtendo-se lucros com eles. Ao incentivar as pessoas a compartilharem seus conhecimentos, a empresa também acaba ativando a competitividade, característica fundamental para qualquer organização. Isto porque as comparações entre as empresas e até mesmo entre unidades, departamentos influencia positivamente a tendência de as pessoas fazerem o melhor, aprimorando os trabalhos. Finalmente, nesse contexto, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) das empresas tem sofrido mudanças significativas em sua principal função de treinar e desenvolver as pessoas, exemplo que evidencia essas mudanças é a criação das universidades corporativas, que em sua maioria utilizam metodologias de ensino à distância e tecnologia da informação (internet, intranet, videoconferência). Empresas como Motorola, Mcdonalds, Grupo Accor, Vale do Rio Doce, dentre outras já investem na educação corporativa como forma de melhorar o desempenho de seus colaboradores e, consequentemente, incrementar os resultados de seus negócios.
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