segunda-feira, 18 de junho de 2007

Resumo

Unidade III – Sistemas de Apoio à Decisão

Por Vanessa Ramalho Manhães

Os principais Sistemas de Apoio à Decisão, apresentados em sala de aula, foram: 1. Sistemas de Análise de Dados: São aqueles sistemas baseados em técnicas como OLAP (processo analítico on line) e Data Mining (mineração de dados e reconhecimento de padrões de análise). Tais sistemas são mais utilizados pelos níveis estratégicos das organizações. 2. Sistemas Baseados em Conhecimento: São aqueles baseados em técnicas de raciocínio, subdividem-se em Sistemas Baseados em Regras e Sistemas Multiagentes. No primeiro, as regras estão configuradas no formato se-então (condição-ação), assim uma ou mais ações são realizadas quando as condições forem satisfeitas. É possível visualizar o funcionamento desse sistema, no nosso dia-a-dia, na aprovação de crédito em lojas, supermercados, etc: Se o salário for maior que x reais então o crédito é aprovado. Tendo em vista esse exemplo, conclui-se que esse sistema é mais utilizado pelos níveis operacionais das empresas. Outro Sistema Baseado em Regras, que é importante ressaltar, é o Sistema Especialista que é capaz de simular o comportamento de resolução de problemas de um especialista em sua área de especialidade. São exemplos práticos da utilização desses sistemas: o controle de irrigação, na Agricultura; o suporte ao treinamento, na Educação e suporte ao diagnóstico, na Medicina. Para que esses sistemas especialistas funcionem adequadamente é necessário restringir o domínio, para que o número de regras não inviabilize o funcionamento desses sistemas. No segundo tipo de Sistemas Baseados em Conhecimento tem-se o Sistema Multiagente formado pelos agentes inteligentes, componentes autônomos que possuem objetivos determinados, mas podem trabalhar em cooperação para a realização de um objetivo comum. Pode-se citar como aplicações práticas desses sistemas: os personagens de jogos (SIMS 2, por exemplo) onde cada personagem representa um agente. Além dos simuladores para prevenção de acidentes; treinamentos de pilotos; uso no meio empresarial, dentre outras. 3. Sistemas de Gestão da Qualidade: São aqueles com foco maior nos processos empresariais. Os dois principais sistemas são: ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) que objetiva integrar os processos de negócios chaves das empresas. A implantação desse sistema contribui para que a organização: funcione de forma uniforme, onde todos utilizam os mesmos processos e informações; melhore seus processos decisórios; evite retrabalho. No entanto, algumas dificuldades prejudicam a implantação do ERP nas empresas, entre elas: a falta de compromisso da alta direção; usuários despreparados; falta de planejamento; infra-estrutura precária, etc. E o CRM (Customer Relationship Management) que atua na automatização das funções de contato com clientes a fim de criar e manter um bom relacionamento com eles. Com esse sistema é possível otimizar lucros, gerar satisfação e reter clientes, enfim, garantir a sustentabilidade das empresas em um mercado cada vez mais competitivo. Ao final da aula expositiva formamos grupos e nos responsabilizamos pelo estudo de um caso específico que evidenciava um determinado sistema de apoio à decisão. Concluí, a partir dessas discussões, de certa forma, um pouco aliviada, que nunca é tarde para utilizar essas soluções dentro da nossa realidade empresarial, uma vez que as empresas apresentadas, a maioria de grande porte, passaram a utilizá-las em um passado bem recente.


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